Nigeriano é condenado a 12 anos de prisão por golpe online
O homem conseguiu arrecadar US$ 1,3 milhão com a fraude, na qual pedia ajuda para transferir dinheiro para os Estados Unidos.
Okpako Mike Diamreyan, um nigeriano de 31 anos, foi sentenciado a 12 anos de prisão por enviar e-mails fraudulentos, que ofereciam às vítimas grandes somas em dinheiro em troca de transferências de dinheiro para os Estados Unidos.
A sentença foi emitida nesta sexta-feira, 3/9, pela juíza Janet Hall, de Bridgeport, em Connecticut (Estados Unidos).
Diamreyan arrecadou mais de 1,3 milhão de dólares com golpes que enganaram 67 vítimas entre 2004 e 2009, afirmaram representantes do governo. Este tipo de ação, conhecida como o golpe da taxa antecipada, esteve em primeiro lugar em 2009 na lista de fraudes da Internet organizada pelo FBI, polícia federal americana.
O nigeriano fingia ser várias pessoas – Príncipe Nana Kamokai, de Serra Leoa, ou um diretor de aeroporto de Gana, por exemplo. Ele dizia que precisava transferir 11,5 milhões de dólares e 23,4 milhões de dólares para fora de seu país e oferecia às pessoas 20% desses valores, caso tivesse ajuda.
Depois de usar documentos falsos para convencer as vítimas de que era legítimo, Diamreyan levava as pessoas a transferir várias quantias em dinheiro a título de taxas como “taxas de código PIN” ou serviços de entrega, com a promessa de que assim receberiam o dinheiro. Mais taxas iam surgindo, ao passo que o dinheiro prometido nunca chegava.
O golpe deixou “muitas pessoas e suas famílias em ruína financeira”, afirmou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em declaração.
Diamreyan imigrou para os Estados Unidos em 2008 e teria declarado a um conhecido que queria fazer 1 milhão ou mais antes de voltar à sua casa na Nigéria.
Ele foi preso inicialmente em agosto de 2009.
Por IDG News Service
03 de setembro de 2010 - 17h09
0 Response to "Nigeriano é condenado a 12 anos de prisão por golpe online"
Postar um comentário