Onda de mensagens infectadas invade a Internet europeia

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Spam e Phishing

Onda de mensagens infectadas invade a Internet europeia

Por Redação do IDG Now!

Publicada em 20 de setembro de 2010 às 14h15
Atualizada em 20 de setembro de 2010 às 14h36
Trata-se de um e-mail com anexo HTML infectado por javascript, extremamente sofisticado, e de difícil detecção até para especilistas.
Desde sexta-feira (17/09), um novo tipo de Trojan está se espalhando (em alemão)  por servidores de e-mail localizados no velho continente. No fim de agosto, uma empresa especializada em serviços de filtragem de spams européia, a Antispameurope, vinha advertindo sobre uma onda de novos ataques. Por enquanto são poucos os programas antivírus que detectam a ameaça.
As mensagens vêm com anexos no formato HTML que, segundo o texto dos emails, devem ser baixados pelos usuários. Uma abordagem comum até então tem sido uma suposta oferta de viagem. Assim que o usuário opta por baixar o arquivo HTML - munido com um código javascript ilegível até para os especialistas em programação - o trojan infecta o PC.
“Provavelmente os spammers tentam ampliar suas redes de botnets”, afirma a Antispameurope, em nota. “Caso obtenham sucesso, essas redes devem replicar a mensagem infectada de forma maciça”. A sugestão é apagar imediatamente qualquer mensagem com tais anexos.
Procurada, a Antispameurope ainda não forneceu maiores detalhes sobre a questão.


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Número de sites que oferecem mídias infectadas cresceu 40%, diz McAfee

Filmes como Harry Potter e artistas populares como Justin Bieber e Lady Gaga estão entre os principais termos usados para disseminar ameaças.

A busca por conteúdos ligados a vídeos e músicas na internet representa, atualmente, um perigo maior para os internautas mundiais do que há um ano, de acordo com um relatório da companhia norte-americana de segurança McAfee, divulgado hoje (15/9).  
Segundo o estudo, somente entre 2009 e 2010, houve um aumento de 40% na quantidade de sites de músicas que oferecem downloads de arquivos infectados em um suposto formato MP3, e que têm a intenção exclusiva de cometer um crime online (roubo de identidade, fraudes financeiras, infecções por malware, por exemplo) contra usuários procurando por este tipo de mídia.
Para serem bem-sucedidos, hackers se aproveitam de músicas e artistas populares. Caso, por exemplo, da música “Baby” do cantor norte-americano Justin Bieber. No Brasil, 3% dos resultados encontrados no Google conduziam a sites maliciosos. Em outros países, esse número foi ainda maior, com 4% e 15%,  nos Estados Unidos e  Rússia, respectivamente.
“Os consumidores estão visitando sites produzidos por fãs, baixando filmes e lendo notícias sobre celebridades. Porém, eles geralmente não estão cientes dos riscos”, afirma Paula Greve, diretora de Pesquisas de Segurança na Web, da McAfee. “Eles têm acesso ao conteúdo gratuito com rapidez e facilidade, mas isso tem um preço. Os consumidores devem ficar atentos aos riscos e permanecerem em alerta para possíveis novos perigos”, comenta ela.
Em conteúdos de vídeo, o relatório constatou que durante o mês de junho, cerca de 700 mil páginas foram desenvolvidas com o intuito de serem idênticas ao YouTube, para assim enganar os usuários e disseminar ameaças à segurança virtual.
Termos como Harry Potter, a liga de basquetebol norte-americana (NBA), imagens sobre o vazamento de óleo da British Petroleum (BP) e trailers populares são alguns dos principais temas abordados.
“O cibercrime é um grande negócio, e as mídias online são uma das maiores fontes financeiras dos cibercriminosos. A demanda por mídias digitais — sejam elas músicas, vídeos, televisão ou outro conteúdo de streaming— está em um momento de auge e eles estão à espreita para explorar sua popularidade de todas as maneiras possíveis”, analisou a companhia. 
Outro dado indicado é que 12% dos sites com conteúdo pirata apresentam riscos de infecção por malware, além de 7% deles estarem associados a conhecidas organizações criminosas.

Por Redação do IDG Now!

Publicada em 15 de setembro de 2010 às 13h06
Atualizada em 15 de setembro de 2010 às 13h50

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Microsoft apresenta Internet Explorer 9 nesta quarta-feira

A Microsoft apresentará nesta quarta-feira (15), em San Francisco (Califórnia) a nova versão de seu navegador, o Internet Explorer 9 (IE9). Analistas aguardam melhorias na velocidade de processamento para competir com Google Chrome e Mozilla Firefox.
Os especialistas em tecnologia preveem que o IE9 terá aspecto mais simples, na linha de sua concorrência, e estará preparado para exibir conteúdos audiovisuais.
Apesar de esta função já estar disponível em outros navegadores, espera-se que o IE9 dê mais velocidade ao serviço.
Esta é a primeira atualização do Internet Explorer depois do IE8, que foi apresentado em 2009 e ajudou a frear a queda de fração de mercado do navegador da Microsoft.
Atualmente as diferentes versões do IE são usadas em quase 60% das conexões mundiais. Em 1995 esse porcentual era de 95%, mas foi caindo paulatinamente frente às propostas de Mozilla Firefox e, mais recentemente, Google Chrome.
O evento começará às 10h30 locais (14h30 de Brasília).

DA EFE, EM SAN FRANCISCO

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Agora é pra valer: a Microsoft deixará de vender o Windows XP

Os usuários que fazem questão do antigo sistema da Microsoft devem correr às lojas e pedir pelo XP antes que seja tarde.

O Windows 7 já tem quase um ano de vida, mas muitas pessoas continuam presas ao XP. A Microsoft, enfim, está disposta a desligar as máquinas que mantêm o antigo sistema operacional vivo. A empresa insiste que, desta vez, é pra valer. Ora, por que eles mentiriam pra você?
É verdade que a Microsoft já estendeu a comercialização do XP mais de uma vez, mas isso não significa que as vendas jamais cessarão. Ah, sim, eles oferecerão suporte à plataforma por mais algum tempo, uns dez anos, talvez, mas, desta vez – prenda a respiração – é definitivo. Em 22 de outubro, o Windows XP deixará de ser vendido e algumas empresas, como a Dell, não mais oferecerão a opção ainda antes desta data.
O porta-voz da gigante dos softwares, Brandon LeBlac, afirmou que poucas pessoas sentirão a mudança. Eu, sinceramente, não concordo.
Questão de bolso
Conheço muitos usuários de PCs que, mesmo agora, não querem nada com o Windows 7. Para alguns, é uma questão de economia: eles olham para os custos que envolvem migrar seus negócios para o novo sistema e se apavoram. Com a crise recente que tivemos, quem pode culpá-los?
Outros simplesmente não confiam ou não gostam do novo produto da Microsoft. Eu os entendo: afinal, mesmo não sendo grande fã de Windows, o meu favorito ainda é o XP SP3. E ainda acrescento que poderia vir com mais uma porção de motivos para não migrar de plataforma.
Agora, dito isso, se você precisa usar o sistema da companhia de Redmond, acredito que o Windows 7 é uma boa escolha. Sim, sou um usuário Linux, mas também não sou cego: o Windows 7 tem muitos pontos positivos, como seus recursos para rede ou sua nova interface. Embora ele continue vulnerável, convenhamos, o problema não é da versão; as falhas de segurança são inerentes ao sistema da Microsoft.
Máquina nova
Atualização não é a palavra certa, quer dizer, não é o melhor a fazer. Você pode transformar o XP de seu computador em um 7, mas não é fácil. O mais recomendável é botar a mão no bolso e comprar uma nova máquina que venha com o SO.
Não importa o caminho que você tome, mais dinheiro será gasto. Talvez muito mais. Tenho encontrado pessoas que estão satisfeitas com seu antigo PC ou que, quando decidem comprar um novo, pedem pelo bom e velho XP. No final das contas, ele é mais do que o suficiente e não requer treino adicional, muito menos dólares a mais.
Repito, agora é diferente: se você realmente gosta do XP, e sabe que logo precisará de um novo computador, vá logo a uma loja e o peça. Ele não ficará por aí, disponível, por muito mais tempo.
(Steven J. Vaughan-Nichols)

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Pão de Açúcar estreia aplicativo de delivery

SÃO PAULO – Aplicativo Pão de Açúcar Delivery Mobile facilita a compra de produtos a partir de dispositivos móveis.
Desenvolvido pela empresa Pontomobi, o aplicativo funciona nas plataformas Android e iPhone (também funciona em iPod Touch e iPad). O Pão de Açúcar Delivery Mobile pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos de cada plataforma.
O aplicativo permite criar listas de produtos, fazer buscas por produtos e consultar detalhes de cada item como detalhes nutricionais e ingredientes.
A partir do dispositivo móvel, é possível definir o dia e horário mais adequado para receber os produtos, o local de entrega e pagar com cartões de crédito. O aplicativo também tem um índice de receitas, com a lista de ingredientes, e um localizador de lojas físicas mais próximas, baseado no CEP ou no GPS.

Por Kátia Arima, da INFO Quinta-feira, 09 de setembro de 2010 - 18h04
 

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